Toda empresa gosta de saber se está atingindo seus objetivos. Como profissional de análise de dados, eu tenho como objetivo fazer o storytelling dos dados para indicar como está a empresa a dar condições do gestor tomar a melhor decisão baseada em dados. Uma métrica sempre imprescindível de se acompanhar são as KPI (Key Performance Indicator). Toda KPI e uma métrica, mas nem toda métrica é uma KPI. Veja abaixo os tipos mais comuns de KPIs
– KPIs estratégicos: são indicadores de desempenho mais abrangentes e monitoram as metas organizacionais. Os executivos geralmente procuram um ou dois KPIs estratégicos para descobrir como a organização está se saindo em um determinado momento. Exemplos: retorno do investimento, receita e participação de mercado.
– KPIs Operacionais: esses normalmente medem o desempenho em um período de tempo mais curto e estão focados em processos e eficiências organizacionais. Alguns exemplos incluem vendas por região, custos médios mensais de transporte e custo por aquisição (CPA).
– KPIs Funcionais: muitos indicadores-chave de desempenho estão vinculados a funções específicas, como finanças ou TI. No entanto, também podem ser classificados como estratégicos ou operacionais.
– Leading e Lagging Indicators: é importante saber a diferença entre indicadores avançados (leading) e indicadores de atraso (lagging). Enquanto os principais KPIs ajudam a prever os resultados, os KPIs atrasados rastreiam o que já aconteceu. É comum misturar ambos para garantir o rastreio do que de fato é importante.